A importância do preparo do paciente antes da ultrassonografia abdominal

Para que o resultado do ultrassom abdominal seja preciso, é necessário preparar o paciente antes.

 

Vale lembrar que o exame de ultrassom abdominal é indicado para o aumento de volume abdominal, massa abdominal palpável, emagrecimento progressivo, pesquisa de metástase, febre de origem desconhecida, suspeita de processo obstrutivo, disúria, anúria, anorexia, êmese, entre outros que o médico veterinário indicar como importante.

Mas vale salientar, que para ter precisão no resultado, o paciente deve estar em jejum de alimentos de oito horas. No momento do exame será realizado a tricotomia na região abdominal.

O jejum alimentar é feito para evitar o acúmulo de gás no estômago e nas alças intestinais. O gás atrapalha a condução do som, e o som é o princípio do ultrassom. Se no momento do exame houver interferência no som, não será possível analisar todo o trato gastrointestinal e nem os órgãos que estão ao seu redor. Pois o som pode ser dispersado e os órgãos próximos como os pâncreas, ou estruturas menores como adrenais, podem não ser visibilizadas por conta do jejum que não foi realizado.

Sobre a tricotomia, é importante entender que o ultrassom tem como base o som. Os fatores operacionais estão relacionados principalmente com a presença de ar entre a superfície da pele e o transdutor, ou com a descamação ou sujidade da pele, os quais refletem o som dificultando ou impossibilitando a obtenção da imagem. Tricotomia e limpeza da pele, juntamente com o uso abundante de gel para contato acústico, são condições necessárias para se obter a melhor imagem.

Orientações para a preparação do paciente antes do exame de ultrassom abdominal:

. jejum de oito horas de alimentos

. água a vontade

. dar Luftal 2 horas antes do exame (1 gota por quilo do paciente)

. não deixar o paciente urinar as 2 horas que antecedem o exame. Dicas: manter o paciente no coloca, manter o paciente na caixa de transporte, no caso dos gatos tirara a caixa de areia

Obs.: durante o exame será necessário a tricotomia, tosa dos pelos, na região do abdómen.

Exceções

. Pacientes diabéticos não podem ficar tanto tempo em jejum, então optar por dar ração úmida em menos quantidade.

. Pacientes gestantes, devem ficar 4 horas em jejum

Realizamos exames de diagnóstico por imagem diretamente nos consultórios e clínicas veterinárias, garantindo a comodidade do animal e do seu tutor, além da possibilidade de elaborar, juntamente com o médico veterinário responsável, diagnósticos e condutas com maior eficácia.

Além dos benefícios para o cliente e o profissional veterinário, os serviços da Mobilevet otimizam a estrutura física existente das clínicas, junto com a possibilidade de criar renda extra.

Conte conosco!