Curva de aprendizado em exames de imagem veterinários

Seja para diversificar ganhos, fazer o que se ama ou mesmo ingressar em uma nova área de conhecimento, a equipe da Mobilevet percebeu um considerável aumento na procura de informações sobre formação em realização de exames de imagem para profissionais veterinários, mais especificamente os exames que utilizam a tecnologia de ultrassom (ultrassons gerais e ecodopplercardiograma). Pensando em esclarecer um pouco mais sobre o assunto para estes interessados, trouxemos algumas informações sobre este nicho.

Podemos começar com a notícia não tão legal (calma, temos uma bem legal pela frente): não se começa a trabalhar logo de imediato na área. Mas por um bom motivo. Por ser uma atividade operador dependente, essa é uma experiência que demanda habilidade manual, além de experiência visual. São muitas as informações e imagens a serem processadas e reconhecidas nestes exames. Leva-se um tempo relativamente longo de prática e experiência até que possa ter confiança e repertório para atuar sozinho. Aconselhamos sempre que o profissional faça, além da formação, algum tipo de estágio ou tenha um tutor que o auxilie a ter o maior tempo possível de contato com o novo aprendizado.

Além das muitas novas imagens a serem absorvidas (desde reconhecimento de órgãos em seu estado saudável até onde aparecem as patologias), há também a parte manual de como dominar os novos equipamentos, além do desafio de criar a maior intimidade e espaço possível com o animal a ser examinado. Lidar com animais (que normalmente estão em algum processo de dor) não é uma das tarefas mais fáceis, se comparado ao processo que acontece com pessoas.

Todas essas tapas fazem parte da curva de aprendizado, ou o tempo médio entre o seu marco zero ao atendimento de pacientes propriamente. Se essa for sua primeira especialização nesta área específica de imagens veterinárias, podemos dizer que a curva de aprendizado levaria por volta de um ano. Claro que esse tempo pode variar muito de acordo com cada indivíduo, suas experiências, formações, histórico e etc. Se você possui alguma formação anterior na área, esse tempo possivelmente será bem mais reduzido.

A melhor notícia é que você estará preparado para um mercado que vem crescendo e ganhando notoriedade, uma vez que traz o maior conforto e comodidade possíveis para pacientes e seus tutores, sem a antiga dor de cabeça de ter que levar um animal já doente a diversos lugares diferentes (um hospital veterinário, por exemplo) para ter seu diagnóstico e o atendimento de seu profissional de confiança. Levar este tipo de serviço para dentro das clínicas é um grande diferencial percebido pelos clientes e com resultados incríveis para equipe de atendimento e, mais importante, para seus pacientes.

Com mais de 6 anos dando treinamentos, a equipe Mobilevet já realizou mais de 80 treinamentos práticos (com um tempo médio de duração de 4 horas/cada). Sim, são diversas opções e, por isso, estamos sempre à disposição para tirar dúvidas ou oferecer mais informações sobre nossos cursos e capacitações e de como podemos te ajudar. Conte com a gente!