Ultrassom de tórax veterinário

Ultrassom de tórax em animais de pequeno porte

 

Durante anos a ultrassonografia torácica foi subaproveitada com a desculpa de que o exame tinha valor limitado devido à interposição de gás do pulmão, no entanto, muitos estudos

A ultrassonografia torácica é uma ferramenta importante para a avaliação de doenças do parênquima pulmonar periférico, parede torácica, pleura e mediastino cranial.

Essa modalidade diagnóstica confere vantagem de diminuir a exposição do doente e dos profissionais da saúde à radiação e ainda pode ser utilizado no contexto de cuidados intensivos.

As 4 grandes aplicações da ultrassonografia de tórax são:

1. Avaliar a lesão após o diagnóstico radiográfico. As lesões próximas à parede torácica podem ser examinadas por este método de imagem, dando mais informações sobre a origem, sobre o aspecto (sólido ou cavitário), além de avaliar as estruturas adjacentes. Algumas vezes é possível guiar a citologia da lesão.

2. Avaliação dos órgãos e estruturas da cavidade torácica em pacientes críticos. O equipamento de ultrassonografia pode ser portátil e isso permite que o exame possa ser realizado à “beira do leito”. No paciente crítico que não pode ser transportado até a sala de radiografia, a ultrassonografia pode dar diagnósticos como efusão pleural, pneumotórax e edema pulmonar.

3. Drenagens. A ultrassonografia torna o procedimento de toracocentese e pericardiocentese mais seguro, mais eficaz e mais confortável.

4. Guiar coleta de amostra para citologia e biópsia. A visibilização da lesão pela ultrassonografia permite escolher o melhor local para a coleta de amostra, evitando regiões vascularizadas e cavitárias, resultando em aumento do sucesso diagnóstico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exame ultrassonográfico avaliando massa em cavidade torácica. Exame realizado pela Dr.Lucas F. de Oliveira da equipe MobileVet.
Referências
Lisciandro, G.R. Abdominal and thoracic focused assessment with sonography for trauma, triage, and monitoring in small animals. J. Vet. Emerg. Crit. Care, 21(2), pg. 104-122, 2011.
Wrigley, R.H. The focused assessment with sonography for trauma, (FAST), procedure. In:http://www.ava.com.au/sites/default/files/AVA_website/pdfs/NSW_Division/Wriggley%20Ultrasound1%20%20The%20Focused%20Assessment%20with%20Sonography%20for%20Trauma.pdf