https://www.facebook.com/mobilevetoficial/videos/1408721662605273/
Este é um vídeo de paciente da espécie canina diagnosticado com tromboembolismo aórtico pelo exame ultrassonográfico.
Durante o estudo o trombo pode ser observado (pelo modo B) como uma imagem ecogênica no interior da aorta. Na sequencia foi realizado a avaliação do vaso com o Doppler colorido para avaliação das alterações do fluxo sanguíneo .
O tromboembolismo é uma condição rara e potencialmente fatal em cães. A neuropatia isquêmica é a principal consequência, sendo caracterizada por paraplegia ou paraparesia, perda do pulso femoral, dor e hipotermia na parte distal dos membros afetados.
Em felinos, a afecção é primariamente associada com problemas cardíacos, enquanto no cão, a condição é devido a doenças que afetam o fluxo vascular, como por exemplo, hiperadrenocorticismo, anemia hemolítica imuno-mediada, coagulação intravascular disseminada, sepsis e mais raramente problemas cardíacos (G.A.C. Diamante, P.V.T. Marinho, C.C. Zani, et al. 2016).