Vivemos em um mundo rodeado de tecnologia e, por ela evoluir cada vez mais rapidamente, questionamos sempre o que pode vir de bom ou de ruim de tantos saltos em tão pouco tempo. Não podemos negar o grande benefício que ela tem feito pela Medicina, tanto a humana quanto a animal. Hoje, temos a possibilidade de viver mais e melhor.
Se colocarmos esse olhar para o mundo dos pets, podemos somar essa possibilidade com uma mudança de comportamento, onde os animais de estimação fazem parte da família – assim como os filhos – e temos um cenário de longevidade e saúde. Queremos que nossos bichinhos vivam mais e melhor e temos acesso à tecnologia pra isso, seja para tratar alguma doença já existente, ou mesmo como uma forma preventiva e de monitoramento da saúde desses animais.
Mas como podemos saber se nosso animalzinho está ficando idoso?
É importante dizer que quanto maior o tamanho do cão, menos tempo ele vive. Consideramos um animal adulto a partir do seu primeiro ano de vida e um sênior (idoso) a partir da metade da vida estimada para ele, segundo as informações a seguir.
Cães
– Gigante: >50 kg: 10 anos (média)
– Grandes: entre 25 e 50 kg: 10 a 12 anos (média)
– Médios: entre 12 e 25 kg: 12 a anos (média)
– Pequenos: 1 a 12 kg: 13 a 15 anos (média)
Gatos: 18 anos