Cálculos Renais – aula com Dra. Daniela Zambotto

Diagnóstico Veterinário sobre Cálculos Renais

 

Nesta aula Dra. Daniela apresenta onde os cálculos podem ser encontrados, sinais clínicos, diagnóstico e apresentação de casos reais.

De acordo com a Dra. Daniela os cálculos podem estar em qualquer lugar, desde a pelve renal até a uretra. Nos cães, normalmente, são de oxalato de cálcio ou de fosfato amoníaco magnesiano, que é o fosfato triplo. Em gatos de 7 a 9 anos podem ser de oxalato de cálcio e aparecem normalmente no PH ácido, e também, podem ser de estruvita que ocorre no PH alcalino em gatos jovens.

Existem vários fatores para ocorrer esses cálculos, que podem ser através de infecções por alteração de PH, fatores hereditários, dieta, quantidade de injeção de água, entre outros.

A urina é a responsável pela eliminação de todos os resíduos em forma líquida, e quando fica supersaturada por sais dissolvidos, associado com um alto aporte de minerais e proteínas, eles se precipitam e se juntam formando os cristais. Estes cristais podem ser eliminados com a urina, caso não seja eliminado, esses cristais se juntam se transformando em um cálculo.

Outro fator que provoca o cálculo, é a insuficiência hepática por causa da excressão renal aumentada de urato de amônia, muito comum na raça dálmata.

Sinais Clínicos

Podem variar de acordo com a localização, tamanho e a quantidade. Os sinais clínicos podem ser desde assintomático ou por polaciúria, disúria e hematúria. Podem estar obstruídos pelo próprio urólito ou por plugs, ocasionando a ruptura da bexiga ou da uretra, resultando em uma infusão abdominal de urina e um acúmulo de líquido subcutâneo perineal, principalmente em gatos.

Diagnóstico

A ultrassonografia tem uma alta acurácia junto com raio x contrastado, porém somente com o ultrassom já é possível identificar os cálculos em animais de pequeno porte.

Os cálculos geralmente são móveis, se localizam na bexiga em porções variáveis do lúmen com diversos tamanhos e formas, normalmente são esféricos, de superfície curvilínea e hiperecóicos.

Assista ao vídeo com a aula completa!

 

Dra. Daniela Zambotto (CRMV – SP 18.517).

Veterinária e Ultrassonografista. Formada pela Faculdade Metodista em 2004 e Pós-graduação em Cirurgia pela Metodista em 2006.

 

__________________________________________

A Mobile Vet realiza exames de diagnóstico por imagem diretamente nos consultórios e clínicas veterinárias, garantindo a comodidade do animal de estimação e do seu tutor, além da possibilidade de elaborar, juntamente com o médico veterinário responsável, diagnósticos e condutas com maior eficácia. Isto permite uma troca valiosa de informações e fortalece o relacionamento técnico/profissional entre o clínico e o especialista.

Além dos benefícios para o cliente e o profissional veterinário, os serviços da Mobilevet otimizam a estrutura física existente das clínicas, junto com a possibilidade de criar renda extra.

Fale conosco!

mobilevet