A técnica FAST é um procedimento ultrassonográfico rápido que foi desenvolvido para a avaliação de humanos logo após terem sido admitidos em uma instalação médica depois de sofrerem traumatismo.
Apenas uma pequena máquina de ultrassom portátil é necessária e a simplicidade do protocolo permite que o exame seja realizado por pessoal com habilidades mínimas de ultrassonografia.
Desde a década de 1990, a técnica FAST de 4 pontos foi utilizada para a vigilância de lesões em pessoas com traumatismo fechado e penetrante. O FAST diagnostica fluidos livres nas cavidades abdominal, pleural e pericárdica com alta sensibilidade e especificidade.
Esta tecnologia está ganhando adeptos por sua reprodutibilidade, ausência de exposição à radiação ao paciente e facilidade beira leito. Uma nova complementação a este protocolo, denominada FAST-Estendido, proporciona informações valiosas na condução desses pacientes, ampliando o diagnóstico de doenças antes reservadas à cavidade abdominal e pericárdica, conjuntamente com doenças localizadas na cavidade torácica, em busca de hemotórax, derrame pleural e pneumotórax. Devemos salientar que esta modalidade de exame complementar substitui a tomografia computadorizada e o lavado peritoneal diagnóstico, mas não o retardo de intervenções cirúrgicas
A importância do FAST no contexto da medicina de emergência é destacada pelo fato de que esta modalidade de diagnóstico tornou-se parte integrante do currículo básico para não-radiologistas, incluindo o American College of Surgeons, American College of Emergency Physicians, American Board of Emergency Medicine, Society of Academic Emergency Medicine e todos os Conselhos de Acreditação para Programas de Residência de Medicina de Emergência de Pós-Graduação em Medicina nos EUA.
Artigo escrito por:
Fernanda Helena Saraiva
Renan Toledo Franciscatto
Referencias
Lisciandro, G.R. Abdominal and thoracic focused assessment with sonography for trauma, triage, and monitoring in small animals. J. Vet. Emerg. Crit. Care, 21(2), pg. 104-122, 2011.
Wrigley, R.H. The focused assessment with sonography for trauma, (FAST), procedure.