Ultrassonografia gestacional: É hora do pré-natal!

É emocionante ouvir o coração do filhotinho bater durante o exame. A ultrassonografia gestacional é um momento muito importante e tocante para toda a família da cachorrinha prenha (e algumas vezes até para a família do cãozinho papai). A sala normalmente fica cheia e muitas vezes temos sessões de foto e filmagem durante o exame.

A ultrassonografia permite estimar a idade gestacional, data do parto, condições vitais do feto e desenvolvimento fetal.

O diagnóstico de gestação pode ser feito a partir do 10º dia em gatas e 19º dia em cadelas, porém a precisão de mais de 90% se dá a partir do 30º dia após a cópula.

O ultrassom é um método de baixa acurácia para determinação do número de fetos da ninhada, no entanto, existe uma maior precisão em ninhadas menores e no terço inicial da gestação.

Nos primeiros trinta dias da gestação é possível avaliar a vesícula gestacional, camadas da parede uterina e a posição do embrião. A partir do 30º dia é possível identificar os botões dos membros, movimento fetal, mineralização do esqueleto, bexiga, estômago, rins e alças intestinais.

A indicação do exame ultrassonográfico gestacional trará informações para você, veterinário, acompanhar a saúde da sua paciente (e filhotes) e será um momento único e inesquecível para os proprietários (tutores) dessas cachorrinhas!

 

Matéria escrita por Ms. Mv. Fernanda Helena Saraiva

Sócia e fundadora da MobileVet

Eu