Eletrocardiograma em cachorro agitado – os desafios da profissão!

Contenção de animais domésticos durante o exame de diagnóstico.

Antes de iniciar o exame de diagnóstico é preciso avaliar alguns fatores, como: se o paciente está agitado ou não, se o paciente está com dor, se é dócil, características físicas do animal, personalidade e o histórico de saúde do pet.
Em casos de animais agitados ou com dor, é necessário a contenção para executar o procedimento, pois mesmo aqueles que pareçam mais tranquilos, em ambientes diferentes, ou que se sintam incomodados com a posição para a realização do exame, podem morder.

A contenção de animais domésticos para procedimentos clínicos, nada mais é que imobilizar o paciente para que o atendimento necessário seja realizado.

Tipos de contenção de animais domésticos

Independente do método de contenção que será aplicado no animal, o mais importante é que seja de forma segura, sem causar dores ou prejuízo ao paciente. Lembrando que a imobilização deve apenas facilitar a realização do exame.

Principais equipamentos utilizados:

Colar Elizabetano

Decúbito dorsal

Focinheira

Em casos de extrema necessidade, é também utilizado o método químico para contenção de animais, neste caso a anestesia, que serve para manter nossos amigos desacordados e imóveis durante os exames e demais procedimentos.

Eletrocardiograma em cachorro agitado – os desafios da profissão!

No meu canal no YouTube você vai encontrar uma série de conteúdos onde eu compartilho com você diversos casos clínicos do meu dia-a-dia.

No vídeo abaixo você vai entender que, em determinadas situações, mesmo com pacientes agitados, é preciso não somente utilizar as técnicas da profissão, mas também escutar as pessoas ao seu redor. Assista!

 

Dr. Renan Franciscatto é Cardiologista Veterinário, Empreendedor, Coach e Palestrante.

__________________________________________

A Mobile Vet realiza exames de diagnóstico por imagem diretamente nos consultórios e clínicas veterinárias, garantindo a comodidade do animal de estimação e do seu tutor, além da possibilidade de elaborar, juntamente com o médico veterinário responsável, diagnósticos e condutas com maior eficácia. Isto permite uma troca valiosa de informações e fortalece o relacionamento técnico/profissional entre o clínico e o especialista.

Além dos benefícios para o cliente e o profissional veterinário, os serviços da Mobilevet otimizam a estrutura física existente das clínicas, junto com a possibilidade de criar renda extra.

Fale conosco!

instagram mobilevet