A importância do ecodopplercardiograma no diagnóstico e tratamento da doença crônica de valva mitral em cães

A doença crônica da valva mitral em cães é uma das enfermidades cardíacas que mais acometem esses animais, cerca de 80% de todas as cardiopatias recebem esse diagnóstico.

Apesar de ser uma doença que atinge principalmente cães de pequeno porte (com menos de 10 kg), machos e em idade avançada, animais com outras características também podem apresentar a doença valvar degenerativa.

Por ser uma doença que ocorre de maneira lenta e gradual, quanto antes o diagnóstico for feito maiores são as chances de o cãozinho ter uma vida normal. O exame clínico de ausculta do coração, quando apresenta “sopro,” é a primeira suspeita do radar clínico do profissional. Entretanto, para um diagnóstico preciso, além de identificar o estágio em que a doença se encontra e, é claro, o acompanhamento da evolução da mesma, o ecodopplercardiograma é o exame padrão ouro. 

 

Sintomas da doença crônica da valva mitral 

 

Os donos dos cãezinhos precisam ficar de olho nos indícios dessa cardiopatia. Isso porque é uma doença grave, mas que pode ser controlada, principalmente nos estágios iniciais. Quem tem cães das raças Dachshund, Poodle Miniatura, Cavalier King Charles Spaniel, Pinscher, Lhasa Apso, Schnauzers Miniatura e Shih Tzu, devem, inclusive ter uma atenção especial, pois são mais predispostos a desenvolver o problema.

Entre os sintomas mais comuns da doença crônica da valva mitral, estão:

–  Tosse (parecida com engasgos) que aumenta conforme a doença evolui.

– Dificuldades quando o animal se exercita;

– Cansaço;

– Aumento do volume abdominal;

– Dificuldade para respirar;

– Pulso e ritmo cardíaco com alteração;

Além disso, todo cuidado é pouco, fazer exames periódicos é primordial, isso porque a doença crônica da valva mitral pode permanecer assintomática por muito tempo e só ser diagnosticada em casos mais avançados, então o ecodopplercardiograma deve ser incluído nos exames preventivos, principalmente, em raças e animais (a partir dos 7 anos) com características predispostas à doença.

 

Porque o ecodopplercardiograma é eficiente

 

A doença crônica valva mitral em cães é degenerativa, ou seja, apesar de não ter cura, ela pode ser controlada com medicamentos e algumas mudanças na rotina do cãozinho, como alimentação, controle de peso, atividades físicas, etc. O tratamento varia conforme as características de cada paciente, assim como, com a fase em que a doença se encontra.

E, além de ser imprescindível para o diagnóstico, o ecodopplercardiograma, é fundamental para avaliar em detalhes em qual fase a doença se encontra:

Fase A – predisposição à doença, mas sem sintomas;

Fase B1 – a doença é detectada, mas não apresenta repercussão hemodinâmica (aumento) nas câmaras cardíacas;

Fase B2 – a doença já apresenta alterações nas câmaras cardíacas;

Fase C – estágio em que o cão começa a apresentar insuficiência cardíaca congestiva, principalmente no lado esquerdo;

Fase D – mesmo com as terapias e medicamentos o controle dos sintomas da insuficiência cardíaca congestiva já não é mais tão duradouro. São pacientes com sintomas graves, geralmente edema pulmonar e dificuldades respiratórias agudas. 

Feito o diagnóstico, o ecodopplercardiograma é fundamental para fazer o acompanhamento da cardiopatia, principalmente entre as Fases B e C, visto que o exame consegue dar pistas sobre a proximidade da evolução da doença.

Por ser uma doença específica, o ideal é contar com a avaliação e o acompanhamento de um veterinário especializado em cardiologia para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para o cão com a doença crônica da valva mitral. Sendo assim, clínicas que ofereçam essa especialidade além do exame, é claro, se destacam, no atendimento multiprofissional, com um atendimento diferenciado e completo. 

Para isso, conte com os serviços da MobileVet, que oferece para as clínicas veterinárias uma ampla variedade de exames e profissionais de diversas especialidades para você aumentar a gama de serviços e oferecer um atendimento completo e personalizado para seus clientes.